Você sabia???
- Que o Internacional(310,7 milhões) é o maior Clube do Sul do país, e que é o único do Brasil fora do eixo "Rio-São Paulo" a figurar junto aos três maiores: Corinthias(719,5 milhões), Flamengo(469,3 milhões) e São Paulo(431,2 milhões).
A empresa de consultoria e auditoria
BDO RCS Auditores Independentes(BDO), apresentaram a quarta edição de seu
estudo Valor das Marcas dos 17
Clubes mais Valiosos do Brasil. O
volume de receitas desses clubes atingiu a expressiva quantia de 2,7 bilhões de
reais, apresentando um crescimento de 235% em relação às receitas auferidas em
2003. A previsão da BDO é que esse número continue crescendo nos próximos anos.
A BDO lista pontos
importantes:
-
Continuidade do crescimento das receitas com marketing, estádio, sócios e mídia
(esse já destacado no início);
- Aumento
dos valores de patrocínios e a ampliação do interesse das empresas em associar
suas imagens aos clubes;
-
Maior participação do torcedor nos negócios gerados pelas entidades;
- Melhora constante da renda média dos
brasileiros(torcidas mais elitizadas);
- A pesquisa leva em conta a verdadeira torcida, ou seja, aquela que participa ou é atuante junto ao
Clube. A chamada “TORCIDA ÚTIL”.
Valores das Marcas
O
valor consolidado em 2012 das 17 marcas analisadas foi de 5,38 bilhões de reais
contra 1,82 bilhão em 2004, representando um crescimento da ordem de 196% sobre
2004 e de 24% sobre o ano de 2011. Esses
oito clubes foram responsáveis por 82% dos 3,56 bilhões de reais, valor total
do crescimento das marcas dos clubes considerados no período 2004-2012. Em 4º ficou o
Internacional(310,7 milhões), mantendo a mesma posição nos últimos anos, seguido pelo Santos
que manteve a mesma posição de 2011, depois de ultrapassar Vasco e Grêmio(248,8 milhões).